BLOG
03
ABR
   Aconteceu na Casa da Tia Léa - Estímulo ao consumo de frutas para crianças

Nessas últimas semanas, tivemos uma equipe de nutrição trabalhando com a turminha da Tia Samara, do Infantil 1 e a turminha do Sistema Integral do Infantil 2. Durante a ação, ocorreu uma atividade de estímulo ao consumo de frutas, pois, para as crianças, elas são  sinônimas de saúde.

            Em tal contexto, a equipe nutricional montou uma bandeja e levou à sala de aula para permitir que as crianças brincassem com as frutas recortadas em formatos divertidos, com as cores e texturas que elas apresentam, possibilitando assim que os sentidos - além do paladar - fossem aflorados.  Nesse sentido, cheiros, tato e visão foram estimulados, e a apresentação do material se tornou uma brincadeira também, permitindo que esse momento de alimentação fosse apresentado de forma que despertasse a curiosidade e estimulasse a experimentação.

            É consenso que o aumento do consumo de frutas e hortaliças deve ser estimulado, inclusive no ambiente escolar, haja vista que tais alimentos são fontes ricas em vitaminas, minerais, fibras e água, além de apresentarem baixa densidade energética. Assim, são essenciais para preencher as necessidades nutricionais ao desenvolvimento na fase infantil da vida.

            Estimular todo esse quadro com constância e de diferentes formas é importante, já que as crianças - por vezes - preferem sucos às frutas. Assim, criatividade e oferta contínua, hábitos familiares rotineiros de consumo de frutas e persistência na oferta diária podem ter resultados respeitáveis de longo prazo. Afinal, mesmo com as mudanças de comportamentos alimentares relacionadas à idade, esses hábitos estarão gravados na memória da alimentação cotidiana delas.

Veja mais fotos

 
01
ABR
   Learning time!

Quem sabe falar os nomes de algumas partes do corpo em inglês?
Pra quem ainda não sabe, o B.B Bear está aqui para ajudar.
Aprendeu? Então, levanta a mão e compartilhe com os amigos!

 
30
MAR
   Aconteceu na Casa da Tia Léa

Iniciamos o ano realizando diariamente momentos de meditação e relaxamento com as crianças. O objetivo é que elas possam conhecer melhor suas emoções e sensações corporais, aprendendo mais sobre elas mesmas. Assim, parar, respirar, sentir-se se tornam aspectos importantes. Bem como pequenos momentos de silêncio, sentir a respiração e o pulsar do coração, escutar uma música suave, os sons da natureza e perceber as emoções despertadas. Há ainda outras estratégias como escolher formas de representar sentimentos (seja pelo desenho, pelas carinhas das emoções e tantas outras) e assim compartilhar com os amigos de sala.

                Todas essas são formas de promover o autoconhecimento e uma maior integração social.

 
29
MAR
   Aconteceu na Casa da Tia Léa

A turma do Infantil 1 – tarde, da Tia Claudinha, Auricélia e Luana realizaram uma atividade com caixas geométricas. Elas fizeram assim: utilizando caixas de papelão e vários objetos como garrafas PET’S, bolas de jornal e caixas de formas e tamanhos variados, favoreceram a exploração e manuseio dos materiais, além da ampliação da motricidade fina com os movimentos de encaixar, jogar, pegar, entre outras ações. Em tal contexto, valorizaram igualmente a interação e o brincar simbólico.

Veja mais fotos

 
29
MAR
   Aconteceu na Casa da Tia Léa

Brincadeiras sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças através dos cinco sentidos. Crianças (e adultos) aprendem melhor quando as informações são processadoras por mais de um sentido ao mesmo tempo. Prova disso é que as lembranças favoritas de infância frequentemente estão associadas a um aroma, som ou sabor. Quando sentimos um cheiro ou ouvimos uma música familiar, é como se aquela sensação nos transportasse de volta ao passado. Em tal contexto, o cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.

 
28
MAR
   Brincando de Criar

               O “brincar” é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento infantil. De forma mais específica, os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras, da atenção, percepção, memória, criatividade, raciocínio lógico, compreensão de mundo, autonomia e o aprendizado de como viver com perdas e frustrações.

               Assim, com o intuito de ampliar as possibilidades do “brincar” e de mostrar que as brincadeiras não precisam estar ligadas ao ato de consumir, estamos dando continuidade na escola ao projeto “Brincando de Criar”, iniciado em outubro de 2015. Nesse sentido, no mês de Fevereiro, o nosso Dia do Brinquedo foi direcionado para algumas brincadeiras de carnaval, além da proposição de que as crianças deveriam trazer objetos ou ideias diferentes em cada sexta-feira. Pretendemos, dessa forma, valorizar materiais de sucata, brincadeiras populares e - principalmente - a imaginação e criatividade de nossas crianças.

Veja mais fotos
Parte 1 | Parte 2

 

Páginas: « anterior 45678910111213 próxima »

Mostrando: de 49 a 54
PUBLICAÇÕES
Jornal Casa da Tia Lea - Ed. 01
 
ANIVERSARIANTES
DO MÊS
Agosto
2 GIOVANNA MARIA
2 ANA BEATRIZ GUERRA
3 JOAQUIM GADELHA
4 ALíCIA BEZERRA
5 MARIA ISABELLA AGUIAR
5 MARIA BEATRIZ PINTO
6 ARTHUR CUNTO
6 MARIA JULIA CAVALCANTE
7 ALICE CARMO
8 MELISSA VIDAL
10 ISABELLE SALES
10 LUCAS FARIAS
12 ARTHUR CORREIA
12 ENZO GABRIEL
12 VICTOR TELES
12 ENZO ARAUJO
13 CAUã GUILHERME
14 MARIA JULIA MELLO
16 ISABELA CASTRO
16 ISABELA DIB
18 MARIA CECíLIA GONDIM
18 RICARDO MACHADO
18 LUCAS FIGUEIREDO
19 LARA SALOMONI
20 ISABELLA ABREU
20 MARIO BRAGA
20 LUISA FREITAS
21 MARIA CLARA VALE
22 CAIO SOARES
25 MARINA LOPES
25 LUIZ FERNANDO
26 PEDRO SANTANA
26 MARIA ALICE AIRES
27 ESEQUIEL ANSELMO
27 ESTHER BENEVIDES
28 SARA ARRUDA
31 ALICE PEDROSA
31 ANA LUIZA PEDROSA
31 MARINA XIMENES
aniversariantes
 
FACEBOOK

 

 
INSTAGRAM

INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br