INFORMAÇÕES
1
2
3
4
5
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Palavra de Pai

14/05/2015
Ser mãe...

Pensando no que poderia escrever sobre a maternidade, li algo assim: "mãe é o melhor lugar que a gente tem para estar...". Imagino que isto tem muitos significados, pelo menos teve para mim! Me lembrei de quando meu filho nasceu, e ainda na maternidade eu achava que tinha que ficar com a mão em cima dele... as mãos chegavam a formigar, sentia que era uma forma de ele saber que estava em um bom lugar, que tinha mãe e um ambiente seguro. Hoje, escrevendo penso que foi as mãos que ofereci a ele desde o primeiro momento, para que ele se sentisse  amparado... Acho que desde o começo queria poder "caminhar de mãos dadas com ele até quando for preciso". Essa experiência me faz pensar que mãe pode proporcionar um lugar muito especial para os filhos... Que pode viver a experiência do vínculo da forma mais verdadeira que possa existir. Mas  isso depende da disponibilidade que a mãe  tem, que a criança tem, e de como isso acontece. Mas é desse “melhor lugar” que eu tenho para ressaltar neste dia das mães. 

           Como psicanalista, acredito que o melhor lugar é na mente de uma mãe.. Uma mente que possa ser capaz de viver a experiência com seu filho de forma tranqüila e amorosa dentro do possível. É claro que isso não acontece o tempo todo. Afinal somos humanas rs... Chamamos em psicanálise de reverie, mãe suficiente boa, entorno... Enfim, se a mente da mãe está disponível de forma saudável ela poderá contribuir para que o filho possa se desenvolver e estar em qualquer lugar na vida de forma saudável! Por isso acredito que a "mente" da mãe é o simbólico desse melhor lugar...  

           Esses dias ouvi uma mãe dizer que: “ser mãe me fez sentir os melhores e os piores sentimentos”! Pensemos... talvez isso tenha haver com a realidade de que quando eles choram enquanto bebês, nós muitas vezes nos sentimos impotentes, mas quando dão um sorriso nós nos sentimos as pessoas mais importantes do mundo. E por aí vai... ao adoecerem, a dor que sentimos, os primeiros passos é um orgulho sem tamanho... as birras fazem com que sentimentos de raiva e impaciência invadam a gente...  e a formatura? Que realização... e assim vivemos com nossos filhos, experimentando dos melhores e piores sentimentos com um grau as vezes elevado. 

            A maternidade mudou completamente a minha vida. Tenho preocupações e angustias que não tinha. Mas tenho também uma enorme vontade de ser a cada dia uma pessoa melhor!  De lutar o quanto for preciso para deixar coisas boas para meu filho, de poder ter energia para experimentar com ele coisas na vida que possam ficar como lembranças, boas lembranças.  A maternidade me traz uma vitalidade que até então não conhecia! 

           Sendo assim, filho também é um bom lugar para estar!! Quando estamos disponíveis para viver a experiência no amplo sentido da palavra, filhos nos dão VIDA! Nos dão um bom lugar no mundo para aprender com a experiência... neste dia das mães, eu agradeço muito ao meu filho e dou os parabéns a ele, por ele conseguir despertar em mim tamanho amor e desejo de lutar! 

Desejo que seja um feliz dia para nós dois!

Karina, 

Mãe do Luis Fernando (infantil 4).

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br