Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


BLOG
01
JUN
   IV EntrePais - “Um zoom na vida real: quando a tecnologia nos impede de olhar para os lados, inclusive o de dentro”

Quem já não se pegou dando mais atenção às mensagens do celular que ao filho ali do lado? Quem já não trocou uma palavrinha enquanto dirigia? Quem já mediu o tempo gasto em redes sociais e afins?

A tecnologia é presente em nossa vida cotidiana. Fato. Usamos muitos espaços virtuais para dinâmicas diversas, do trabalho à diversão: para simplificar as relações, os contatos, o dia a dia. No entanto, vez por outra nos questionamos sobre o equilíbrio entre o virtual e o real, seja nas nossas relações familiares, profissionais ou de amizade. A resposta: nem vilã nem mocinha. A tecnologia existe, como quase tudo na vida, para propósitos diversos, às vezes bons, às vezes ruins. E, independente do espaço que ela tenha em nossas vidas, não dá para remar contra a maré (até dá, mas é uma escolha mais complicada). Somos uma geração conectada. Nossos filhos mais ainda. Mas como lidar com isso?

Esse foi o mote do IV EntrePais. Com o título “Um zoom na vida real: quando a tecnologia nos impede de olhar para os lados, inclusive o de dentro”, o encontro - ocorrido no dia 1º de junho de 2017 - discutiu, sob diversos aspectos, a presença da tecnologia na vida das famílias.

Para começar, a proposta foi desconectar totalmente, para reconectar. Foi exibido o vídeo Desconectar e Conectar (https://www.youtube.com/watch?v=bAT8tlBqq3A) que, de maneira impactante mas delicada, demonstra como as relações reais podem ficar invisíveis diante das virtuais. Depois disso o grupo formou duplas, sendo realizada a dinâmica “olho no olho”; nesse momento, as pessoas foram convidadas a estabelecerem um vínculo com aquele olhar que não podia sair do seu.

Após essa etapa, grupos maiores foram formados e algumas perguntas reflexivas distribuídas. A partir daí ocorreu um debate dentro dos grupos e depois a socialização com o todo. Ao final, um capítulo do livro “Educar em um mundo interconectado” foi distribuído como “lição de casa”.

A ideia é a de que as reflexões iniciadas ali perdurassem ao longo dos dias das famílias presentes. O ponto principal de todas as falas culminou em uma palavra: equilíbrio. A busca pelo equilíbrio no uso das tecnologias foi apontada como necessária, tanto no que diz respeito aos filhos quanto aos pais.

Veja mais fotos

 



Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão
COMENTE AQUI!
Nome
Nome é necessário.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.


INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br