Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


BLOG
21
JUN
    Recreio Livre - Fundamental Sede 1

“Queremos ser livres para escolher em qual parque queremos brincar e mudar de local se a gente quiser, no horário do recreio, pois já somos do Fundamental, conhecemos muito bem a escola. Também já sabemos seguir os combinados! Vai ser muito legal todo mundo brincando junto!”

(Fala de uma criança do 1º ano C)

Caros Pais,

Semana passada promovemos uma assembleia com as turmas do Ensino Fundamental. O objetivo: discutir a solicitação feita por crianças do 1º Ano. Fomos para essa assembleia cientes de nosso papel de educadoras e da importância desse momento de aprendizagem e de formação cidadã para as crianças. Iniciamos a reunião questionando sobre o porquê de se ter um RECREIO LIVRE, e de como podemos usufruir dessa “liberdade com responsabilidade”. Tivemos uma grata surpresa com o nível de criticidade percebido através das opiniões, questionamentos e sugestões colocadas:

- “Ser livre é poder escolher!”

- “Temos que respeitar e cuidar de todos. Cuidar dos pequenos que andam pela escola”.

– “Precisamos cumprir as regras e, se não cumprir, vamos perder o direito de escolher, de ser livre”;

- “Nenhuma criança pode ficar só, sem brincar. A gente fica com ela, se precisar”;

- “Antes de assinar o documento com as regras, é preciso pensar se concordamos e se realmente vamos cumprir, pois se não for, melhor não assinar”.

De maneira simples, nos disseram que ser livre significa respeitar e cuidar de si mesmo, do outro, do ambiente, do coletivo; significa assumir responsabilidades e cumprir o que foi combinado, honrando a palavra empenhada. Pensávamos que iriamos ensiná-las! Mas o quanto aprendemos!

E foi com grande expectativa e alegria que iniciamos na sexta feira, 15/06, o “RECREIO LIVRE”. Em sala está exposto o documento “oficial” assinado pelas crianças do grupo, com o funcionamento e regras de tal atividade. Conversem com a criança sobre essa experiência!

Atenciosamente, Zoca Mendes,

Coordenadora Geral

 

Cidadania se aprende através de exemplos e vivências cotidianas.



Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão
COMENTE AQUI!
Nome
Nome é necessário.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.


INÍCIO

QUEM SOMOS

SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
ÁREA RESTRITA

FALE CONOSCO
www.igenio.com.br