Brincando de Criar: Usando a Imaginação


O “brincar” é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento infantil. De forma mais específica, os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras, da atenção, percepção, memória, criatividade, raciocínio lógico, compreensão de mundo, autonomia e o aprendizado de como viver com perdas e frustrações.


 


Cada vez mais, o ato de consumir se torna presente no dia a dia das crianças e adultos, sendo ele fonte de alegria e diversão. E de acordo com a ONU, 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. Mas que tal ir e pensar além? Assim, com o intuito de ampliar as possibilidades do “brincar”, a Casa da Tia Léa proporciona, nos momentos recreativos, as chamadas “brincadeiras de rua”, vivenciadas nos diversos lugares do Brasil. 


 


Portanto, a escola retoma o projeto “Brincando de Criar”, o qual consiste no estímulo à imaginação através de ações lúdicas com aquilo que não vem pronto. Nesse sentido, no Dia do Brinquedo, as crianças poderão trazer objetos ou ideias diferentes em cada sexta-feira. Na semana passada, por exemplo, todas as turmas trouxeram caixas de papelão e tecidos. Em tal contexto, a escola pretende valorizar materiais de sucata, jogos de tabuleiros, brincadeiras populares e – principalmente – potencializar a imaginação e criatividade de nossas crianças.