Apoio Pedagógico

As aulas de apoio são oferecidas em horários extraclasse às crianças que necessitam de um maior investimento no processo ensino-aprendizagem. A atividade pode ser individual, em dupla, em pequenos grupos ou em forma de oficina, conforme necessidade das crianças, disponibilidade de vagas e período do ano. De maneira geral, a partir da avaliação dos professores e da equipe técnica da escola, são oferecidas à criança dez dias de aula. Após este período, a criança é reavaliada, podendo ter a sua indicação renovada por mais dez dias (em caso de apoio preventivo) – quando é novamente avaliada.

Objetivos específicos:

  • Potencializar ainda mais a aprendizagem;
  • Prevenir dificuldades;
  • Instigar o desejo de aprender;
  • Desmistificar o erro;
  • Aprender com leveza e prazer;
  • Ajustar o processo ensino-aprendizagem às necessidades individuais das crianças, conforme avaliação periódica.

As aulas de apoio são  oferecidas em TRÊS MODALIDADES DIFERENTES:

  • APOIO PREVENTIVO: serviço específico para as crianças do Sistema Integral. Ofertado aos alunos nos meses de janeiro (se necessário, conforme avaliação no encerramento do ano anterior), fevereiro, março, junho, setembro e novembro – antes da avaliação das etapas – de modo preventivo, a partir dos conselhos de classe ou do diagnóstico prévio sobre as necessidades das crianças. Visa, principalmente, à prevenção.
  • APOIO PARALELO: atende à necessidade de ajustes no processo ensino-aprendizagem, através de aulas extraclasse, paralelas às aulas regulares. As aulas são oferecidas aos alunos que ficaram com média abaixo de “AO”, ao final de cada etapa.  Assim, acontecem nos meses de abril e maio (referentes ao resultado da primeira etapa), agosto (a partir do resultado da segunda etapa), outubro (conforme resultado da terceira etapa). A sala de apoio paralelo proporciona às crianças uma nova avaliação do resultado da etapa, possibilitando à criança mudar a média no boletim. Nestes casos, as aulas são em grupo, reunindo crianças do mesmo nível, nas áreas de conhecimento de suas necessidades.
  • APOIO COMPLEMENTAR:  é oferecido no final de novembro e no início de dezembro, após o resultado final das crianças. São encaminhados para sala de apoio complementar os alunos cuja média da quarta etapa foi inferior a “AO” ou as crianças cuja soma da média das três últimas etapas foi inferior a “AO”. As aulas duram, em média, cinco dias, sendo que cada dia tem duas aulas de 45 minutos para cada área de conhecimento: Linguagem e Matemática. Ao final, as crianças fazem uma Atividade de Revisão Final (RIF), devendo atingir o conceito AO para aprovação.