Casa da tia Léa abre exposição virtual com o tema “O Nordeste pelos olhos da Arte”

A Casa da Tia Léa dá início, a partir deste sábado, dia 18 de setembro, à sua Exposição de Arte, com o tema “O Nordeste pelos olhos da arte”. Trata-se da vigésima edição da iniciativa, que, este ano, em respeito às medidas de segurança impostas pela pandemia, será realizada de maneira virtual, podendo ser vista e revista por intermédio do site casadatialea.com.br.

Inspirada na cultura nordestina e com obras feitas pelos alunos da escola, a exposição valoriza ainda mais a cultura e os artistas da região. Cada turma de alunos escolheu artistas de alguns estados, para conhecer a vida e a obra.

Um processo que se realizou ao longo dos últimos meses e que culminou, com o auxílio dos educadores, em diferentes expressões artísticas, de intervenções urbanas dentro da estrutura da própria escola a outras manifestações, como música, fotografia, dança, poesia e pintura, na reprodução ou releitura de alguns trabalhos dos artistas selecionados. Ao todo, mais de 60 artistas, de Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Sergipe, participam da exposição. Entre os principais nomes, estão: Antônio Nóbrega, Aldemir Martins, Mano Alencar, Nice Firmeza, Espedito Seleiro e Chico Albuquerque.

A exposição virtual se utiliza das facilidades da Internet para gerar também interação. Além de ler sobre cada estado do Nordeste e visitar as obras, organizadas por turma, o visitante vai poder fazer sua própria pintura na tela do computador ou outro dispositivo, usando o mouse e demais recursos touch screen, que simulam um pincel, além de apreciar músicas do Nordeste.

O Projeto de Artes da Casa da Tia Léa, da qual a exposição faz parte, está fundamentado na “Proposta Triangular” da arte-educadora brasileira Ana Mae Barbosa, que propõe a construção de conhecimentos em arte a partir de três abordagens: a contextualização histórica, a apreciação de obras de arte e o fazer artístico.