Ensino remoto e o desenvolvimento da criança

Em todas as fases da vida, é importante vivenciarmos rotina. A partir disso, Sâmia Carvalho, coordenadora pedagógica na Casa da Tia Léa, fala sobre utilização da tecnologia para o ensino de crianças durante a pandemia.

Sâmia Carvalho é coordenadora pedagógica na Casa da Tia Léa

Mesmo com a pandemia de Covid-19, nossas crianças seguem crescendo e precisando de estímulo para continuar se desenvolvendo. Mas como fazer isso a distância? Sabe-se que fomos surpreendidos com a suspensão das aulas e eventual adaptação do ambiente escolar ao isolamento social, sejamos ou não profissionais da educação. Foi necessário se adaptar ao momento atual e estudar novas ferramentas e possibilidades, tanto para facilitar quanto para performar positivamente todo um trabalho educacional.

Diante desta transição, o corpo pedagógico das escolas precisou intensificar estudos e análises de meios que facilitassem e contribuíssem para o desenvolvimento positivo das crianças. Em todas as fases da vida, é importante vivenciarmos rotina. É essencial pontuar que, na fase da infância, em que as crianças são totalmente dependentes de seus pais ou responsáveis, essa necessidade se torna mais efetiva, uma vez que nesse momento o ser humano está formando hábitos que poderão reverberar em toda a sua vida. Assim, ajustar os meios de ensino a distância à realidade de um cenário de pandemia foi um exercício coletivo de ideias, vivências e partilha, tudo com o intuito de qualificar o tempo das crianças em casa, também pensando na relação com seus familiares.

Nesse contexto, a equipe pedagógica da Casa da Tia Léa se debruçou sobre a ferramenta Book Creator, observando que, a partir dela, os alunos seriam estimulados com a intervenção direta e intencional dos educadores, para que continuassem se desenvolvendo, sem perder a ludicidade tão essencial para a aprendizagem da criança.

Os e-books produzidos a partir do recurso citado foram pensados para serem vivenciados ao longo de uma semana, por meio da Pedagogia de Projetos, onde as atividades propostas são contextualizadas e alinhadas com as metas de desenvolvimento de cada nível. A ideia é que as crianças possam, a cada semana, realizar as atividades com a maior autonomia possível. É fato que usamos a tecnologia para chegarmos aos pais e às crianças, porém o desenvolvimento da temática é vivencial, interagindo com o seu ambiente e todas as possibilidades que ele traz a partir de um olhar pedagógico intencional.

O adulto é elemento chave nesse processo, uma vez que ele auxilia a criança para o uso da tecnologia e exploração do ambiente. O material foi pensado para ser vivenciado da forma mais autônoma possível pelas crianças, com a família sendo auxiliar nesse acesso ao instrumento tecnológico, no caso, o computador, o tablet ou o smartphone.

Entre os recursos disponíveis nas atividades, estão áudios e vídeos que, graças ao seu caráter interativo, apresentam às crianças, de forma clara, os campos de experiência traçados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permitem o desenvolvimento da proposta pedagógica com autonomia. Assim, os pequenos são colocados em situações significativas de aprendizagem, gerando pensar, diálogo e movimento.

O caminho traçado pela instituição para continuar ampliando o potencial das crianças foi pensado de acordo com o que acreditamos sobre aprendizagem significativa, num contexto lúdico e afetivo, sem perder a efetividade e a intencionalidade pedagógica no processo.

Apesar do momento incerto, o essencial continua. A implantação da rotina oferece organização, limites e segurança para os pequenos, para que eles sintam equilíbrio e bem-estar.

Sâmia Carvalho
Coordenadora pedagógica na Casa da Tia Léa
Especial para O POVO